domingo, 12 de setembro de 2010

Sobre a Iniciação à Matemática e aos Números

Através das diversas atividades do Jardim, tais como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de pauzinhos, caixas, etc., a criança vai adquirir conhecimentos matemáticos.

Dessa iniciação dependerá muito seu interesse pela Matemática no decorrer de sua vida.

A Professora deve dar à criança oportunidade para observar tudo que a rodeia, contando, comparando, medindo, etc.

Deve a Professora aproveitar as situações reais, para a iniciação matemática.

A criança na idade pré-escolar é dotada de excelente memória .

É conveniente ensinar pequenas quadrinhas e canções envolvendo assuntos matemáticos.

A Professora, para dar conhecimentos numéricos, poderá dar exercícios como contar as rodas do automóvel, da carroça, as pernas da galinha, as patas do cavalo, etc.

Deve a Professora relacionar os números com coisas conhecidas da criança, a fim de auxiliar a formação de idéia geral.

No Jardim de Infância a Professora deve limitar seus ensinamentos à primeira dezena e em pequenos grupos de crianças.

Brincar com pequenos recipientes plásticos com líquidos dentro, ajuda a compreenderem o que vem a ser volume.

A medida do tempo e do espaço não deve ser esquecida.

Para esses ensinamentos deve ser levada em conta a capacidade da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário