sábado, 11 de setembro de 2010

IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

O teatro na Educação Infantil e no Ensino Fundamental é muito importante. Através dele, as crianças aprendem a se relacionarem com as pessoas, perdem a timidez.

Os professores devem utilizar este método para ajudar as crianças a se comunicarem e expressarem. Elas adoram brincar de teatro, pois imaginam, fazem seus próprios mundos naqueles momentos, elas se divertem muito.

O teatro também ajuda na cooperação e na socialização, as crianças brincam com todos da sala, sem discriminar alguém, pois envolve o grupo inteiro.

O professor deve saber trabalhar, fazer com que através do teatro eles aprendem também, abordar temas que eles gostam e assuntos da realidade, para que eles cresçam adultos conscientes e participativos.

FANTOCHES É UMA MANEIRA DIVERTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Os fantoches ajudam as crianças a se desenvolverem, a aprenderem a conviver com as pessoas, a se comunicarem e se expressarem.

Esta é uma maneira divertida para trabalhar com as crianças, também pode ser abordado vários assuntos através desta atividade, como assuntos do dia-a-dia, o preconceito, racismo, violência, entre outros.

Não precisa comprar os fantoches prontos, é mais interessante confecciona-los junto com os alunos, pois além do custo ser mais baixo, você ajuda as crianças a explorarem sua criatividade.
Como dito na postagem anterior, os fantoches podem ser feitos com materiais reutilizáveis, como a caixa de leite, a seguir passo-a-passo para a realização dos fantoches na caixa de leite:

Material
Caixa de leite
papéis coloridos

Cola
Tesoura


Modo de fazer
Pegue uma caixa de leite

Corte-a ao meio deixando a parte inferior sem cortar


Em seguida dobre-a


Enfeite-a como quiser, colocando papeis coloridos


Depois coloque cabelos




CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, O QUE ELAS PRECISAM?

Criança é um ser humano que precisa de cuidados, de amor, carinho, e não um adulto em miniatura como muitas pessoas acreditam que ela seja.

Criança precisa brincar, agir, correr, produzir. Através da brincadeira que ela se desenvolve, por isso todas as crianças devem brincar na infância para que futuramente não tenha problemas, como por exemplo na coordenação motora.

Devemos escutá-la quando quiser falar, sempre que ela mostrar um desenho, devemos elogia-la, pois os elogios faz ela ficar entusiasmada para atividades futuras.

PAIS E PROFESSOR - UMA RELAÇÃO ESSENCIAL

É muito importante a participação dos pais na escola. Não apenas em festas, comemorações e reuniões de pais. Os pais devem participar efetivamente da rotina escolar dos filhos, trabalhar juntamente com a professora, para melhor atender as dificuldades que este tem.

Esta parceira deve existir para ajudar os cidadãos futuros que teremos a resolver seus problemas e dificuldades. A educação começa primeiramente na família, através dos pais as crianças adquirem os primeiros valores, princípios e conhecimentos.

O professor é uma peça fundamental na educação das crianças, passa por ele o futuro do mundo, depende dele formar pessoas boas ou más. O professor tem que ter noção disso, pois tudo que ele passar para os alunos acarretará para o resto de suas vidas. Por isso temos que oferecer tudo de bom para nossos alunos, para crescerem pessoas conscientes, inteligentes e participativas

O ENTUSIASMO DO(A) PROFESSOR(A) NA SALA DE AULA

O professor deve ser dinâmico na sala de aula, ser extrovertido, brincar, conversar com os alunos. Isso motiva os alunos a realizarem atividades e trabalhos.

O professor deve fazer aulas dinâmicas, fazendo com que as crianças se expressem, não somente ficar naquelas aulas, onde os alunos ficam enfileirados, todos quietos, sem falar nada.

Em muitas salas podemos observar que os alunos são como o seu professor, o professor molda os alunos do seu jeito. Aquele professor alegre, dinâmico, comunicativo, podemos perceber que os alunos são bem parecidos com ele, já aquele bravo, que não deixe nenhum aluno falar, os alunos ficam parecidos com ele também.

Portanto o desempenho, o jeito dos alunos e a maneira que eles agem dependem do professor, depende de como é este professor.

O entusiasmo do professor incentiva os alunos a persistirem. Não somente na Educação Infantil, mas como em todo processo acadêmico, até na faculdade somos incentivados a prosseguir, existem aqueles professores que nos colocam para cima e fazem com que nós não desistimos de nossos objetivos.

O DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS / ALUNO E ALUNO.

É muito importante a relação aluno e professor. Principalmente o diálogo entre eles, através da comunicação o professor passa a conhecer melhor os alunos.

É preciso que o professor faça os alunos falarem, se comunicarem, se expressarem, para crescerem pessoas comunicativas.

Existem professores que não gostam que os alunos falem em sala de aula, mas eles deveriam dar esta oportunidade dos alunos falarem o que pensam, pois devemos, a partir do que eles trazem, ajudá-los e orientá-los. O diálogo é fundamental na sala de aula, tanto professor/aluno como aluno/aluno.

Devemos fazer com que os alunos se soltem, não fique tímidos. Oferecer atividades que eles se comuniquem, como por exemplo o teatro, trabalhos em grupo, onde irão discutir e entrar em um consenso.

O professor deve ser bem comunicativo e dialogar com seus alunos, isso é muito importante para o desenvolvimento deles.

Arte visual no Educação Infantil

Arte Visual quer dizer arte que pode ser vista, ou seja, não é apenas os desenhos feitos pelos alunos, são também obras de arte, escultura, artesanato, pintura, gravura, fotografia, cinema, entre outros.


O professor tem como papel, de mostrar todas as formas de arte visual. Oferecer releitura de obras de arte, e realizar esta atividade juntamente com os alunos, mostrando as diversas cores existentes na obra, não somente pedir aos alunos que desenhem o que estão vendo.


Levá-los ao museu é muito valioso, eles podem apreciar diversos tipos de pinturas utilizadas pelos artistas, maneiras de pintura, neste momento o professor pode aprofundar, falando sobre o artista.

O trabalho com Artes Visuais desperta o interesse das crianças por diversos espaços artísticos, o professor pode explorar materiais recicláveis, onde já vai conscientizando as crianças sobre o meio ambiente, mostrando a importância de reciclar.

Materiais reutilizados também pode se fazer alguma atividade, como potinhos de danone, embalagem da pasta de dente, caixa de leite, de sabão em pó, rolo do papel toalha ou higiênico, restos de papel sulfite, garrafas de refrigerante, entre outros.

Com as embalagens de pasta de dente podemos fazer fantoches, já realizei esta atividade e deu certo, é muito divertido.


O professor deve explorar todos os tipos de arte visual, sempre explorando a criatividade das crianças.