sábado, 4 de setembro de 2010

Rede Saci

A Rede SACI atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência, visando a estimular a inclusão social e digital, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência.

Prêmio Claudia 2010

Quem quiser acessar o site é:

http://saci.org.br/

O que é Pedagogia?

A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crOrigem
A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Assim, a indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com este caráter, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Autoridade que não pode ser delegada a outro profissional, pois o seu campo de estudos possui uma identidade e uma problemática próprias. A história levou séculos para conferir o status de cientificidade à atividade dos pedagogos apesar de a problemática pedagógica estar presente em todas as etapas históricas a partir da Antiguidade. O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium . No entanto, o termo pedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade, somente generalizou-se na acepção de elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa Ocidental.

Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura, é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.

Objeto de Estudo
O pedagogo não possui quanto ao seu objeto de estudo um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque próprio (o educacional), que lhe assegurara seu caráter científico. Como todo cientista da área sócio-humana, o pedagogo se apóia na reflexão e na prática para conhecer o seu objeto de estudo e produzir algo novo na sistemática mesma da Pedagogia. Tem ele como intuito primordial o refletir acerca dos fins últimos do fenômeno educativo e fazer a análise objetiva das condições existenciais e funcionais desse mesmo fenômeno. Apesar de o campo educativo ser lato em sua abrangência, estritamente são as práticas escolares que constituem seu enfoque principal no seu olhar epistêmico. O objeto de estudo do pedagogo compreende os processos formativos que atuam por meio da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada. Estuda a educação como prática humana e social naquilo que modifica os indivíduos e os grupos em seus estados físicos, mentais, espirituais e culturais. Portanto, o pedagogo estuda o processo de transmissão do conteúdo da mediação cultural que se torna o patrimônio da humanidade e a realização nos sujeitos da humanização plena. No plano das ideias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi de fato o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política. Para ele, o objeto da educação era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo.
ítica do processo educativo.


Educação Escolar atual

As transformações tecnológicas em aumento exponencial estão exigindo da Educação escolar a formulação de sucessivas e constantes modificações nas propostas pedagógicas vigentes, bem como dos métodos de ensino.

O momento atual pode ser considerado como um divisor de águas para os métodos de ensino, ultrapassando os tradicionais e consolidando os novos, que por sua vez precisam de constante desenvolvimento, devida interação entre os educandos e o mundo, que interferem no processo de aprendizagem.


Ramos da Pedagogia
Na Grécia antiga, o velho pedagogo (παιδαγωγός) com sua lanterna, conduzia a criança (παιδόσ) até a palestra (παλαίστρα) e exigia que ela realizasse as lições recomendadas. Esse παιδόσ tinha a idade entre sete e quatorze anos e era sempre do sexo masculino. Faixa etária que corresponde hoje à das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil. Hoje, a figura do pedagogo clássico converteu-se no professor generalista das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e nos educadores não docentes que atuam na administração escolar, mas com formação em pedagogia.


Além da Pedagogia no âmbito escolar, atualmente o papel do pedagogo envolve outros ambientes de educação informal.

A Pedagogia empresarial se ocupa de conhecimentos e competências necessárias à melhoria da produtividade. As habilidades são na qualificação, requalificação e treinamento dentro da empresa, nas atividades como coordenar equipe multidisciplinar, gerar mudanças culturais e acompanhar o desempenho do funcionário.

O pedagogo social cuida da socialização do sujeito, em situações normalizadas ou especiais. Implica o conhecimento e a ação sobre os seres humanos, em atividades como crianças abandonadas, orientação profissional e atenção aos direitos da terceira idade.

O pedagogo hospitalar atende às necessidades educacionais de criança hospitalizada. Requer trabalho dos processos afetivos de construção cognitiva. Envolve atividades como promover a qualidade de vida de crianças hospitalizadas, propiciar uma rotina próxima ao período antes da internação e acesso à educação.

Matriz Curricular Unicastelo Pedagogia

Universidade Camilo Castelo Branco

-Curso de Pedagogia-

-Licenciatura -São Paulo-SP-
____________________________________________________
DISCIPLINAS
____________________________________________________
1º SEMESTRE
-Antropologia Cultural
-Filosofia Antiga e Medieval
-História e Culturas Indígenas
-Lingua Portuguesa:
Produção de Textos e Intertextualidade
Gêneros e Aspectos Gramaticais
-Métodos e Técnicas de Pesquisa
-Psicologia Geral
-Sociologia Geral
____________________________________________________
Atividades Complementares de Aprofundamentos e Diversificação de Estudo I
____________________________________________________
2º SEMESTRE
-Didática da Educação Básica
-Ética e Educação
-Filosofia, Tecnociência e Cultura
-Fundamentos de Educação Inclusiva
-História da Educação
-Psicologia da Aprendizagem
-Psicologia do Desenvolvimento
-Projetos Integradores e Práticas Interdiciplinares I (PIPI)
-Sociologia da Educação
____________________________________________________
Atividades Complementares de Aprofundamentos e Diversificação de Estudo II
____________________________________________________
3º SEMESTRE
-Filosofia da Educação
-Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
-História da Educação Brasileira
-Instrumentos e Práticas de Ensino
-Letramento e Metodologia da Leitura e da Escrita
-Metodologia de Ensino e Noções Básicas do Cuidar na Educação Infantil
-Metodologia e Praticas de Ensino da Arte
-Práticas de Educação Inclusiva
____________________________________________________
Atividades Complementares de Aprofundamentos e Diversificação de Estudo III
____________________________________________________
4º SEMESTRE
-Curriculos e Programas
-Didática e Metodologia da Alfabetização
-Estatística Descritiva
-Fundamentos Econômicos da Educação
-Metodologia e Práticas de Ensino da Comporalidade e do Movimento
-Práticas da Educação de Jovens e Adultos
-Prática de Ensino e Cuidados Básicos na Educação Infantil
-Prática de Ensino e Orientação de Estágio Supervisionado em Educação Infantil
-Seminários de Pesquisa
____________________________________________________
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil
Atividades Complementares de Aprofundamentos e Diversificação de Estudo IV
____________________________________________________
5º SEMESTRE
-Atividades Lúdicas e Lazer
-Metodologia do Ensino de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
-Metodologia do Ensino de Lingua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
-Metodologia do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
-Organização da Educação Básicas
-Prática de Ensino e Orientação de Estágio Supervisionados Anos Iniciais do Ensino Fundamental
-Prática de Ensino em Alfabetização e Letramento
-Politicas da Educação Básica
-Princípios de Educação Ambiental
____________________________________________________
Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Atividades Complementares de Aprofundamentos e Diversificação de Estudo V
____________________________________________________
6º SEMESTRE
-Curriculos e Programas de Educação Infantil e dos Ensino Fundamental
-Educação e Novas Tecnologias
-Educação em Espaço Não-Escolares
-Lesgilação e Normas da Educação Básica
-Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS)
-Metodologia do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
-Metodologia e Práticas de Ensino em Jogos e Atividades Lúdicas
-Práticas de Ensino e Orientação de Estágio Supervisionado em Coordenação Pedagogica, Orientação Educacional, Educação de Jovens e Adultos e nas Disciplinas Pedagogicas dos Cursos de Ensino Médio, na Modalidade Normal
-Principios e Metodos da Coordenação e Orientação Educacional
-Projetos Integradores e Práticas Interdiciplinares (PIPI)II
____________________________________________________
Estágio Curricular Supervisionado em coordenação Pedagogica e Orientação Educacional da Educação Básica
Estágio Curricular Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos e nas Disciplinas Pedagógicas dos Cursos de Ensino Médio , na Modalidade Normal
Atividades Complementares de Aprofundamentos e Diversificação de Estudo VI
____________________________________________________
7º SEMESTRE
-Educação e Trabalho
-Gestão de Curriculos e Programas
-Gestão Escolar
-História e Cultura Afro-Brasileira
-Prática de Ensino e orientação de Estágio Supervisionada em Gestão Escolar e Supervisão de Ensino da Educação Básica
-Práxis e Identidade Docente
-Principios e Metodos de Supervisão Escolar
-Teoria e Práticas em Gestão de Projetos e Eventos Escolares
-Teorias da Avaliação
____________________________________________________
Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar e Supervisão de Ensino da Educação Básica
Atividades Complementares de Aprofundamentos e Diversificação de Estudo VII
____________________________________________________
Lincenciatura- Magistério na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos de Ensino Médio, na Modalidades Normal. Atuação na Administração Escolar, Gestão, Democratica, Coordenação, Supervisão e Orientação Educacional para Educação Básica.